ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
EAE

I Encontro Paulista de Etologia - 1983

ANAIS I Encontro Paulista de Etologia - 1983

A realização de um Encontro entre pessoas interessadas já se fazia necessário, pois apesar de algumas reuniões técnicos-científicas eum Simpósio (Simpósio Brasileiro de Etologia) já terem sido realizados, pouca repercussão houve no campo das Ciências Agrárias. Assim, este I Encontro Paulista de Etologia teve por finalizadade promover uma aproximação mais efetiva entre pesquisadores das áreas básicas (Biologia, Psicologia, Ecologia, etc) com pesquisadores das áreas aplicadas de Produção Animal e Vegetal (Zootecnia, Veterinária e Agronomia). 

Esta maior aproximação revestiu de grande importância o referido Encontro, uma vez que desde há muitos anos as pesquisas etológicas vem sendo realizadas com animais agropecuários e muitas vezes desvinnculadas dos aspectos produtivos destes animais. Portanto, a aplicação dos estudos etológicos na avaliação de práticas agropecuárias, principalmente no que se refere ao manejo, contribuirá de maneira significativa para promover uma maior racionalização das mesmas. 

Esta união de pesquisadores de áreas diversas certamente despertará e estimulará a formação de grupos de pesquisas, envolvendo diversas instituições ou centros de pesquisa. Desta forma, a publicação do primeiro Anais de Etologia se consagra por ser resultante da integração destes pesquisadores. 

Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa

 

Coordenador Geral: Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa

Coordenador Adjunto: José Carlos Mesquita

Comissão Técnico-Científica: 

Dr. Marcos Marcari 

Dr. Roberto Gomes da Silva

Dr. Enoch Borges de Oliveira Filho 

Prof. Antonio Fernances Nascimento Junior

 

 

 

Arquivos complementares:
Baixar Arquivo: Anais do I Encontro Paulista de Etologia