ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
SBEt

VEJA MAIS »

APRESENTAÇÃO

 

A SBEt é associação cientíica, sem fins lucrativos, que visa promover a pesquisa, o ensino e a aplicação da Etologia (COMPORTAMENTO ANIMAL); promover e facilitar a cooperação entre pesquisadores, profissionais e estudantes interessados por Etologia e áreas afins; defender questões de política cientifica e programas de desenvolvimento científico e técnico que atendam os reais interesses do país; zelar pela ética nas atividades científicas e de aplicação da Etologia. 

Para cumprir tais objetivos a SBEt se propõe:

Realizar o ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA de caráter científico;
Promover atividades científicas, culturais e de divulgação na área;
Publicar uma revista de Etologia e outros periódicos;
Estruturar e manter um banco de dados sobre pesquisadores em Etologia;
Interagir com outras sociedades científicas;
Propor política de desenvolvimento científico para a Etologia;
Representar a Etologia junto às agências de fomento e órgãos governamentais.

Ainda que a SBEt tenha nascido oficialmente em 1992, os Encontros Anuais de Etologia já vinham acontecendo regularmente, desde 1983. Nos três primeiros anos, circunscritos ao Estado de São Paulo e, a partir de então, atingindo um caráter nacional. Sua marca registrada é o perfil multidisciplinar dos seus participantes, ou seja, um encontro científico de pesquisadores e estudantes com diferentes formações acadêmicas: biólogos, zootecnistas, psicólogos, veterinários e ecólogos, entre outros. 

Uma tradição dos Encontros tem sido a publicação do anuário, Anais de Etologia, que atesta o princípio da multidisciplinaridade. Os artigos publicados têm servido como fonte de referência complementar para várias disciplinas de Etologia ministradas nos diferentes cursos.A coletânea de resumos publicada no Anais ao longo destes anos, deixa evidente a importância da SBEt como promotora da disciplina e formadora de massa crítica nesta área da pesquisa no país.

A Revista de Etologia, após muitos anos de publicações, está entrando em uma nova fase, rumo a internacionalização, agora denominada Current Ethology. 

No âmbito da sua atuação, a SBEt estimula e divulga os estudos sobre o comportamento das espécies da fauna brasileira, incentiva a aplicação da Etologia no manejo e bem estar das espécies domesticadas e no estudo dos mecanismos de organização do comportamento animal. Além dessas atuações, a SBEt tem estimulado reflexões e debates sobre o ensino de Etologia nos cursos de graduação e de pós-graduação bem como sobre os meios de trazer esta discussão para o 1º e 2º graus.