ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
SBEt

VEJA MAIS »

DIRETORIA

Atual Gestão
Briseida Dogo de Resende

Briseida Dogo de Resende

Presidente

Atualmente é docente do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental.  Graduada em Biologia pelo IB USP, mestra e doutora em Psicologia Experimental pelo PSE USP. Leciona disciplinas de psicoetologia e orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem publicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento, interações sociais e aprendizagem, e sobre interações humanos/animal. Orienta trabalhos com macaco-prego, cães domésticos e crianças. Tem diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de impacto. Contato: briseida@usp.br. 

Rosana Suemi Tokumaru

Rosana Suemi Tokumaru

Vice-Presidente

Bacharel em Biologia e mestra e doutora em Psicologia Experimental. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Leciona disciplinas sobre etologia, psicologia evolucionista e método de pesquisa e orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem publicações nacionais e internacionais sobre comportamento parental e comunicação em humanos e não humanos. Contato: suemitokumaru@gmail.com.

Aline Cristina Sant'Anna

Aline Cristina Sant'Anna

Tesoureira

É docente do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG. Atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia PROFBIO (UFJF). Participa da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFJF. Atua principalmente na área de etologia aplicada e bem-estar dos animais domésticos e animais silvestres em ambiente cativo, suas principais linhas de pesquisa são: temperamento em animais, implicações das diferenças individuais, efeitos genéticos e ambientais sobre o temperamento. Contato:  aline.santanna@ufjf.br.

Maria Luísa da Silva

Maria Luísa da Silva

Secretária Geral

Formada em Ciências Biológicas (1988), com mestrado (1997), doutorado (2001) e pós-doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou pós-doutorado na Universidade de Cambridge, Inglaterra em 2009 e em 2015 no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Criou o Laboratório de Ornitologia e Bioacústica da UFPa com a finalidade de promover pesquisas científicas, trabalhos de extensão e orientação de alunos de graduação e pós graduação, principalmente em ornitologia e comportamento animal, atuando nos seguintes temas: estudo do comportamento animal em ambiente natural, comunicação sonora de aves, bioacústica, análise matemática da comunicação sonora e percepção ambiental. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará, onde atuo no ensino de graduação em Ciências Biológicas e no programa de pós-graduação em Neurociências e Comportamento. Atua como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental da USP desde 2020, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Presidente da Sociedade Brasileira de Bioacústica e secretária-geral da Sociedade Brasileira de Etologia. Contato:  mluisa@ufpa.br.

Renata Gonçalves Ferreira

Renata Gonçalves Ferreira

Secretária Nordeste

Bióloga formada pela UFPE, mestre em Psicologia Comparada pela USP-SP e PhD em Biological Anthropology - University of Cambridge (UK), atualmente é professora associada ao departamento de Fisiologia e Comportamento, e Pesquisadora da Pós graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Co-Lab: Laboratório de estudos em coexistência. Os trabalhos desenvolvidos no Co-Lab buscam analisar as estratégias comportamentais a depender de fatores individuais (temperamento, sexo, idade e espécie) e ambientais (ex. disponibilidade de alimentos, risco de predação, proximidade a assentamentos humanos). O principal animal modelo de estudo é o macaco-prego (Sapajus spp), sendo também desenvolvidas pesquisas com Equinos (Equus spp), saguis (Callithrix jacchus) e humanos. Todas as pesquisas buscam ter resultados teóricos, no sentido de refinar os indicadores e pressupostos dos modelos sobre vida social e plasticidade comportamental, e resultados práticos, no sentido de oferecer parâmetros que possam auxiliar o manejo de animais in situ e/ou ex situ. Atualmente contamos com três eixos principais de investigação: 1. Reabilitação e reintrodução de macacos prego resgatados do tráfico; 2. Eco-fisiologia de macacos-prego em ambientes alterados ; 3. Movimentos e decisões coletivas.  O grupo mantém o instagram @operacaosapajus que visa combater o tráfico e a manutenção de macacos pregos como PET. 
Contato: renata.ferreira@ufrn.br

Zelinda Maria Braga Hirano

Zelinda Maria Braga Hirano

Secretária Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1983). Mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1988) e Doutorado em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora aposentada pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui vinculo institucional como professor colaborador voluntário na Fundação Universidade Regional de Blumenau. É avaliadora credenciada do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/INEP/MEC), da Secretaria de Educação de Santa Catarina e Secretaria de Educação de Alagoas. Atua como Conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Tem experiência na área de Bioquímica e Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Alouatta clamitans, Alouatta caraya, bugios, comportamento. É fundadora e coordenadora do Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (CEPESBI) - Projeto Bugio e Ex-Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/Biologia/FURB. Atualmente sou colaboradora do Plano de Ação Nacional para conservação dos Primatas e Preguiça da Mata Atlântica do ICMBio/MMA. Contato: zehirano@gmail.com.