ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
SBEt

VEJA MAIS »

DIRETORIA

Conselheiros

Conforme Estatuto, o Conselho da SBEt é constituído pelo Presidente da SBEt em gestão, pelos ex-presidentes da SBEt e por cinco membros eleitos. Os membros eleitos terão mandato de dois anos, sendo facultada a recondução.

Membros eleitos (2021-2022):

Centro-Oeste: Eduardo Bessa Pereira da Silva CV Lattes
É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento reprodutivo, ecologia reprodutiva e ictiologia. Também tem interesse e produção em divulgação cient&iafica, redigindo atualmente o blog "Ciência à Bessa" na rede Scienceblogs Brasil. É membro do comitê educacional da Animal Behavior Society.

Nordeste: Sérgio Luiz Gama Nogueira Filhoa CV Lattes
Possui graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Psicologia Experimental (Comportamento Animal) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Zoologia Aplicada (Manejo de Fauna Silvestre) pela University of Hawaii (UH-2006). Atualmente é Professor Titular Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  Atualmente, além de dar continuidade as suas linhas de pesquisa originais, passou a pesquisar o manejo de espécies de animais silvestres ameaçadas de extinção, como tartarugas marinhas e mico-leão-da-cara-dourada; a estudar os impactos negativos provocados por animais silvestres e a avaliar técnicas para controle dos danos provocados pelo aumento populacional de algumas espécies de animais silvestres. 

Sudeste: Natalia de Souza Albuquerque CV Lattes
PBacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutora em Comportamento Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente trabalhando como pós-doc do Instituto de Psicologia da USP. Membro da Animal Behavior Society (ABS), da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), da International Primatological Society (IPS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Está focada especialmente nos mecanismos de regulação social e emocional. Possui experiência com Comportamento e Cognição Animal, Etologia Cognitiva, Psicologia Comparativa e Experimental, Comunicação Animal, Bioacústica e Conservação, Bioética e Direitos dos Animais e em Educação Ambiental. É pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa LEDIS - Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social e do LECA - Laboratório de Etologia

Sul: Andreia De Paula Vieira CV Lattes
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em Ciência Animal (Produção Animal) pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ciência Animal - University of British Columbia (2012). Entre 2015-2020 foi Professora Titular da Universidade Positivo nas disciplinas de Bem-Estar Animal, Saúde Pública e Epidemiologia e foi Gestora Técnica do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo, um Centro de Pesquisa multidisciplinar. Entre 2012-2015 foi líder do Pacote de Trabalho 4 do Projeto Animal Welfare Indicators na FP7 Framework da UE, trabalhando com um time de TI e design na Universidade Positivo, junto a outras 10 universidades no mundo, para a desenvolver o Animal Welfare Science Hub que integrou informações e tecnologias sobre a ciência do bem-estar animal. Ela também é a articuladora da ISAE (International Society for Applied Ethology) no Brasil.

Norte: à definir

 

Ex-presidentes da SBEt:  

Fabio Prezoto

Selene Siqueira da Cunha Nogueira

Elisabeth Spinelli de Oliveira 

Vanner Boere Souza

Matheus J. R. Paranhos da Costa

Arrilton Araújo

Kleber Del-Claro