ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
SBEt

VEJA MAIS »

DIRETORIA

Conselheiros

Conforme Estatuto, o Conselho da SBEt é constituído pelo Presidente da SBEt em gestão, pelos ex-presidentes da SBEt e por cinco membros eleitos. Os membros eleitos terão mandato de dois anos, sendo facultada a recondução.

Membros eleitos (2016-2018):

Centro-Oeste: Eduardo Bessa Pereira da Silva CV Lattes
É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento reprodutivo, ecologia reprodutiva e ictiologia. Também tem interesse e produção em divulgação cient&iafica, redigindo atualmente o blog "Ciência à Bessa" na rede Scienceblogs Brasil. É membro do comitê educacional da Animal Behavior Society.

Nordeste: Renata Gonçalves Ferreira CV Lattes
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Biological Anthropology - University of Cambridge (2003). Atualmente é Professora Adjunta junto ao departamento de Fisiologia e Pesquisadora da Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comportamento Animal atuando principalmente nos seguintes temas: Organização social, comportamentos sociais, Modelos sócio-ecológicos, evolução do comportamento social.

Norte: Maria Luisa da Silva CV Lattes
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Possui formação em Ciências Biológicas, mestrado (1997), doutorado (2001), pôs-doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo e em Comportamento de aves pela Universidade de Cambridge, Grã-Bretanha. Criadora e docente responsável pelo Laboratório de Ornitologia e Bioacústica da UFPA, mantém colaborações com Laboratórios de Bioacustica da UNICAMP e de instituições de pesquisa da Françça e da Alemanha. Foi a primeira mulher e pesquisadora latina-americana eleita membro do International Bioacoustics Council, entidade responsável pelos desígnios da bioacústica no mundo desde 1969. Tem experiência na área de zoologia, especialmente ornitologia com ênfase em comportamento animal, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo do comportamento animal em ambiente natural, comunicação sonora de botos, bioacústica, análise matemática da comunicação sonora e educação ambiental.

Sudeste: Cristiano Schetini de Azevedo CV Lattes
Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado pelo programa de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG - 2010), coordenador do curso de pós-graduação em comportamento animal do IEC PUC-Minas, pesquisador da Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte, revisor da Revista Brasileira de Ornitologia - Ararajuba, além de professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto e professor do curso de pós-graduação em Biomas Tropicais, também da UFOP. Tem experiência na pesquisa de Zoologia (Arachnida e Aves), com ênfase em comportamento animal e conservação das espécies. Tem diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência docente em ensino superior (Zoologia, Citologia, Ecologia e Comportamento animal)

Sul: Vacante

 

Ex-presidentes da SBEt:  

Elisabeth Spinelli de Oliveira 

Vanner Boere Souza

Matheus J. R. Paranhos da Costa

Arrilton Araújo

Kleber Del-Claro