ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
EAE

III Encontro Paulista de Etologia - 1985

 

ANAIS III Encontro Paulista de Etologia - 1985

Ribeirão Preto, 4 a 6 de Outubro de 1985

Realizou-se, com êxito, o III ENCONTRO PAULISTA DE ETOLOGIA. Vinte e uma palestras, distribuídas em cinco Simpósio e seis Conferências, foram apresentadas a um público de mais  de 160 participantes formalmente inscritos. Procuramos, na programação do Encontro, enfocar de modo amplo, o campo do Comportamento Animal, através de Simpósios sobre "Abordagens em Etologia", "Comportamentos de Invertebrados" e "Comportamentos de Vertebrados", o que se refletiu na congregação de participantes com formação profissional em diversas áreas como Ciências Humanas, Biológicas, Médicas Humana e Veterinária e Zootecnia.

Foi com grande satisfação que pudemos constatar que o público presente, apesar de um trabalho de divulgação do Encontro e basicamente artesanal, transcendeu, quanto a seus locais de origem, as fronteiras do Estado de são Paulo, havendo delegações de toda a região centro-sul do país. Documentando este fato, foi aprovada em reunião plenária durante o Encontro, a proposta da delegação da Universidade de Brasília, de mudança de designação dos eventos futuros para "Encontro Anual de Etologia", eliminando-se assim o termo "Paulista" e enfatizando a sua periodicidade.

Foi também com grande prazer que notamos a presença, entre os participantes do Encontro, de elevado número de estudantes, seja de graduação, seja de pós-graduação, o que, a nosso ver, reflete a auspicioso fato do crescente interesse que a Etologia vem despertando em nosso meio. Procuramos na organização editorial dos Anais, dar plena liberdade aos autores das apresentações, quanto a conteúdo e estilo dos manuscritos, de modo a que o presente volume espelhasse da forma mais fiel possível, o próprio Encontro. Gostaríamos aqui de agradecer aos autores e aos demais participantes do Encontro, bem como aos patrocinadores e entidades de apoio e, em especial, aos membros da Comissão Organizadora, sem cuja atuação o Encontro não teria ocorrido da forma satisfatória como ocorreu. Gostaríamos, finalmente, de relembrar que o III Encontro de Etologia coincidiu, na sua época de realização, com o Dia Internacional dos Animais, ilustrando e sublinhando o papel deste campo de investigação e a importância de uma atuação decisiva da comunidade universitária na compreensão e preservação do nosso meio ambiente.

Ribeirão Preto, 4 a 6 de Outubro de 1985

 

Coordenador Geral Comissão:

WERNER R. SCHMIDEK

 

Comissão:

ANTONIO F. NASCIMENTO JR.

CRISTINA M. H. PINTO

CRISTINA T. HORIKOSHI

EDSON C. D. BARBARA

MANUELA SCHMIDEK

MATEUS J. R. PARANHOS DE COSTA

SILVIA M. NISHIDA

Arquivos complementares:
Baixar Arquivo: Anais do III Encontro Paulista de Etologia