ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

Abertura de Processo Seletivo de Ingresso ao programa de Pós-Graduação em Ciências (Fisiologia Geral), cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

O programa de Pós-Graduação em Ciências (Fisiologia Geral) tem conceito 4 na CAPES, e está oferecendo 25 vagas para o Mestrado e 25 vagas para o Doutorado. Serão recebidas, no período de 15 de maio a 09 de junho de 2017, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h30 e das 14 às 16 horas, inscrições para o exame de ingresso aos cursos de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-Graduação em Ciências (Fisiologia Geral), do Instituto de Biociências da USP. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação, à Rua do Matão, Travessa 14, nº 321 - Cidade Universitária, CEP: 05508-090 - São Paulo.

Poderão ser aceitas inscrições via correio. Neste caso será considerada a data de postagem, que deverá ser até o último dia do período de inscrição. São considerados aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Ingresso no curso de Mestrado os candidatos já graduados ou aqueles que estejam no último semestre de curso de graduação, devidamente comprovado. São considerados aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Ingresso no curso de Doutorado os candidatos portadores do título de Mestre ou aqueles que já tenham efetuado o depósito de sua dissertação de mestrado, devidamente comprovado. São considerados aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Ingresso no curso de Doutorado Direto os candidatos já graduados ou aqueles que estejam no último semestre de curso de graduação, devidamente comprovado.

Para se inscrever no Processo Seletivo de Ingresso (Mestrado, Doutorado, passagem do Mestrado para o Doutorado ou Doutorado Direto), o candidato deverá apresentar: 1. formulário de inscrição, disponível em: http://www.ib.usp.br/cpg 2. cópias dos seguintes documentos: 2a. 3 (três) cópias do histórico escolar e da ficha do aluno; 2b. diploma de graduação; 2c. documentos pessoais (RG [ou Passaporte, se estrangeiro] e CPF). Os candidatos ao Doutorado que já possuírem título de Mestre deverão também entregar cópias dos documentos comprobatórios do título de Mestre ou documento que comprove o depósito da Dissertação. 3. Curriculum Vitae (3 cópias); 4. Três cópias da síntese da proposta de pesquisa – documento obtido em http://www.ib.usp.br/cpg N.B.: A apresentação de projeto de pesquisa completo é opcional, não eliminando a necessidade de apresentação da síntese da proposta e não terá qualquer peso na avaliação final do candidato. 5. Além dos documentos constantes nos itens 1 a 4, o candidato ao Doutorado Direto ou à mudança de Mestrado para Doutorado deverá também apresentar cópia de artigo científico publicado ou no prelo, em periódico indexado no Science Citation Index (SCI), no qual o candidato seja o primeiro autor. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo estipulado. No ato da matrícula os alunos aprovados no exame de ingresso devem apresentar o aval de um orientador credenciado no programa. A Comissão de Seleção de Ingresso será constituída por três examinadores indicados pela Comissão Coordenadora do Programa.

Proficiência em língua inglesa A comprovação de proficiência em língua inglesa é requerimento para a o início do Processo Seletivo. Portanto, os processos seletivos para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto só poderão ser aplicados aos candidatos que demonstrem proficiência em língua inglesa até o dia 14 de junho de 2017, mediante entrega de certificado na secretaria do programa. O programa aceita diversos exames de proficiência em língua inglesa. Ela pode ser provada mediante certificados, para o Mestrado, com a pontuação mínima abaixo: TOEFL (iBT) (62), TOEFL (Computer-based) (177), TOEFL (Paperbased) (500), TOEFL ITP (500), IELTS (5,0). Para o Doutorado e Doutorado Direto, a pontuação mínima apresentada nestes Certificados deve ser: TOEFL (iBT) (82), TOEFL (Computerbased) (217), TOEFL (Paper-based) (550), TOEFL ITP (550), IELTS (6,0). Além das opções anteriores, o programa participa do convênio com o Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas que oferece prova específica para Mestrado (compreensão de leitura) e Doutorado (compreensão de leitura e escrita em língua inglesa). Os dias, locais e horas das provas serão divulgados em editais desse Centro e também na página e/ou na secretaria do Programa. Serão aprovados nesta prova os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). No caso específico da realização deste exame, o Centro Interdepartamental de Línguas enviará os resultados diretamente ao Programa. Em situações excepcionais nas quais o Centro de Línguas não possa realizar exame de proficiência em língua inglesa, a CCP poderá realizar uma prova de compreensão de textos científicos em língua inglesa. Nesses casos, a prova escrita será aplicada 48 horas antes da prova de conhecimentos de Fisiologia e constará de um texto científico em inglês, com no máximo 2000 palavras, e de questões objetivas de interpretação, formuladas em português, com o objetivo de avaliar as habilidades de leitura e compreensão de textos em língua inglesa. O candidato deverá responder às questões em português. Serão aprovados nesta Prova os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) no Doutorado e a 5,0 (cinco) no Mestrado.

Curso de Mestrado O processo seletivo de ingresso será possível para os candidatos que tenham demonstrado proficiência em língua inglesa e consistirá em prova de conhecimentos em Fisiologia e em Arguição. 1. Os candidatos proficientes em inglês serão avaliados mediante uma prova de conhecimentos em Fisiologia, que é eliminatória. A prova será fundamentada no livro “Eckert - Fisiologia Animal - Mecanismos e Adaptações. Essa prova terá 4 horas de duração e nota máxima 10. A prova conterá 15 perguntas, devendo os candidatos responder a 10 delas. Serão aprovados nessa prova candidatos com nota igual ou superior a 5. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), em casos excepcionais, a arguição poderá ser realizada a distância (ver último item deste edital). 2. A Arguição deverá avaliar o potencial do candidato para atividades acadêmicas e de pesquisa, no nível de Mestrado, com base nos seguintes elementos: (a) Domínio dos conceitos básicos relevantes na subárea em que o candidato pretende desenvolver seu projeto; (b) Fluência na discussão sobre os objetivos, hipóteses e abordagens da proposta de pesquisa apresentada e (c) Argumentação sobre a exequibilidade do projeto dentro das linhas de pesquisa do programa. Será aprovado na Arguição o candidato que obtiver aprovação de pelo menos dois membros da Comissão de Seleção. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a arguição poderá ser realizada por videoconferência (ver último item deste edital).

Cursos de Doutorado e Doutorado Direto O processo seletivo de ingresso será possível para os candidatos que tenham demonstrado proficiência em língua inglesa e consistirá em prova de conhecimentos em Fisiologia e em Arguição. 1. Os candidatos proficientes em inglês serão avaliados mediante uma prova de conhecimentos em Fisiologia, que é eliminatória. A prova será fundamentada no livro “Eckert - Fisiologia Animal - Mecanismos e Adaptações. Essa prova terá 4 horas de duração e nota máxima 10. A prova conterá 15 perguntas, devendo os candidatos responder a 10 delas. Serão aprovados nessa prova candidatos com nota igual ou superior a 7. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a arguição poderá ser realizada a distância (ver último item do edital). 2. A Arguição deverá avaliar o potencial do candidato para atividades acadêmicas e de pesquisa na pós-graduação, no nível de Doutorado, com base nos seguintes elementos: (a) Domínio dos conceitos básicos relevantes na subárea em que o candidato pretende desenvolver seu projeto; (b) Fluência na discussão sobre os objetivos, hipóteses e abordagens da proposta de pesquisa apresentada e (c) Argumentação sobre a exequibilidade do projeto dentro das linhas de pesquisa do programa. Os candidatos a Doutorado Direto serão arguidos, além dos itens acima, sobre (d) Aproveitamento da experiência prévia de pesquisa, em termos de estágios, participação e/ou organização de eventos científicos, divulgação de resultados de pesquisa e monitorias ou atividades equivalentes. Será aprovado na Arguição o candidato que obtiver aprovação de pelo menos dois membros da Comissão de Seleção. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a arguição poderá ser realizada por videoconferência (ver último item do edital).

Provas As provas serão realizadas nos dias 27 de junho de 2017 (Conhecimentos em Fisiologia) e 29 de junho de 2017 (Arguição), a partir das 9 horas – local: Sala Erasmo Garcia Mendes do Departamento de Fisiologia – IB/USP. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo idioma da prova de conhecimentos em Fisiologia (Português ou Inglês), bem como do idioma das respostas (Português ou Inglês). Os candidatos com prévia demonstração de proficiência em língua inglesa, e posteriormente aprovados na Prova de avaliação de Conhecimentos em Fisiologia e na Arguição, poderão efetivar sua matrícula nos períodos subsequentes de matrícula, até um ano e meio após a aprovação no exame de ingresso, desde que haja disponibilidade de vagas. A Prova de avaliação de proficiência em língua inglesa realizada pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas terá 5 anos de validade. A Prova de avaliação de conhecimentos em Fisiologia realizada pelo programa terá 4 anos de validade. Estarão aptos para matrícula somente os candidatos que atenderem às normas internas, independentemente do número de vagas oferecidas.

Provas de conhecimento em Fisiologia a distância e arguição por videoconferência Os candidatos proficientes em inglês poderão realizar a Prova de Conhecimentos em Fisiologia a distância, a critério da CCP. Os candidatos com intenção de realizar a Prova de conhecimentos em Fisiologia a distância devem manifestar seu interesse no momento da inscrição. Nesse caso, a prova deve ser aplicada ao candidato por um docente com área de atuação em Ciências Biológicas, contratado em tempo integral em reconhecida instituição universitária. Até sete dias antes da prova, o candidato deverá informar à CCP o nome, instituição, link da página institucional, bem como o contato eletrônico institucional do docente, o qual será formalmente consultado pela CCP sobre sua disponibilidade para supervisar a prova. A prova deverá ser aplicada na mesma data e preferivelmente na mesma hora da prova presencial. Caso existam diferenças de fuso horário significativas, a critério da CCP a prova poderá ser realizada em horário alternativo. Para a realização dessa prova o material pertinente será enviado ao endereço eletrônico institucional do docente colaborador 30 minutos antes da hora marcada para a realização da prova. A prova respondida deverá ser digitalizada e enviada ao programa até 60 minutos depois do tempo outorgado para sua finalização. Problemas de comunicação não originados pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Geral serão considerados equivalentes à ausência do candidato na prova. A possibilidade de arguição por videoconferência pode ser autorizada pela CCP. A arguição por videoconferência será realizada mediante os mesmos procedimentos descritos para a arguição presencial, e poderá ser realizada em língua inglesa, também a critério da CCP. Os candidatos com intenção de ser arguidos por videoconferência devem manifestar interesse no momento da inscrição, e devem contatar a Seção de Audiovisual do IBUSP (audiovisual@ib.usp.br) para receber informações técnicas e agendar teste de comunicação. É responsabilidade do candidato estar presente na data e hora indicada para a prova em um ambiente virtual compatível com os protocolos de comunicação recomendados pela Seção de Audiovisual do IB. Falha em cumprir com esses requerimentos será considerada como ausência na prova. Protocolos não recomendados pela Seção de Audiovisual do IB podem ser usados com o aval prévio da CCP, que nesse caso não se responsabiliza pela qualidade da comunicação. Nesse caso, falhas de comunicação por parte do candidato, que impeçam a arguição na hora e data marcada, serão consideradas como ausência do candidato na prova. Decorrências de falhas de comunicação por parte da Seção de Audiovisual do IB que impeçam a arguição na hora e data marcada serão discutidas pela CCP.

Os candidatos não aprovados poderão retirar a documentação apresentada até 60 dias após o encerramento do concurso. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação-IB USP - fone: (0xx11) 3091-7517 - E-mail: cpg@ib.usp.br - URL: http://www.ib.usp.br/cpg

Veja aqui: Apresentação