ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

ETOLOGIA NO BRASIL

Etologia é uma área ampla e multiciplinar, a profissão de "etólogo" ainda não é reconhecida no Brasil, no entanto, para trabalhar com etologia pode-se ter uma formação como biólogo, psicólogo, veterinário, zootecnista, médico entre outras. Uma pessoa com interesse em comportamento animal provavelmente deve escolher uma das áreas citadas acima e desenvolver trabalhos utilizando diversos modelos desde invertebrados até vertebrados tais como primatas, cães, roedores, humanos etc. Na graduação a Etologia ou Comportamento Animal é oferecida como disciplina optativa nos cursos de Biologia, Psicologia, Zootecnia e Veterinária. Em nível de Pós-graduação pode ser oferecida nos Programas de Pós-graduação em Psicologia, Zootecnia, Veterinária e Biologia. A modalidade à distância (EAD), que supriria a demanda de lugares carentes destas áreas, infelizmente ainda não temos cursos registrados pelo MEC.

Para ter uma ideia sobre a área de etologia no Brasil, sugerimos que entre na guia EAE (Encontro Anual de Etologia) deste site (http://www.etologiabrasil. org.br/eae/) e verifique os livros resumos (Anais) dos Encontros que a sociedade organiza anualmente, desta forma é possível ter ideia da diversidade de atuação na área de Etologia, e melhor ainda, participe dos Encontros, os associados SBEt tem vantagens incríveis. Associe-se!

Abaixo divulgamos os grupos de pesquisas e laboratórios em etologia no Brasil. Para dar início à divulgação partimos do Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, utilizando as seguintes palavras-chave: Bioacústica, Cognição Animal, Comunicação Animal, Evolução do Comportamento, Psicologia Comparativa, Ecologia Comportamental, Neuroetologia, Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal. Os grupos foram incluídos no site associados aos termos da busca, o que indica que o referido termo estava presente na ‘identificação do grupo’, ou nas ‘linhas de pesquisa’ informadas pelo líder do grupo no Diretório de Grupos do CNPq. 

Você faz pesquisas em comportamento animal e não encontrou seu Grupo em nosso site? Pedimos que nos envie os dados da sua instituição, nome do grupo, líder do grupo, grande área predominante, linhas de pesquisa (dentre as mencionadas acima) e endereço eletrônico para contato. Contamos com a colaboração dos usuários do site para atualizar e ampliar esses dados, a fim de criarmos um banco de informações úteis para estudantes em busca de oportunidades e pesquisadores em busca de possíveis colaborações, troca de experiências, intercâmbio de informações, etc. 

Grupos de Pesquisas: