ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

ETOLOGIA NO BRASIL

Etologia é uma área ampla e multiciplinar, a profissão de "etólogo" ainda não é reconhecida no Brasil, no entanto, para trabalhar com etologia pode-se ter uma formação como biólogo, psicólogo, veterinário, zootecnista, médico entre outras. Uma pessoa com interesse em comportamento animal provavelmente deve escolher uma das áreas citadas acima e desenvolver trabalhos utilizando diversos modelos desde invertebrados até vertebrados tais como primatas, cães, roedores, humanos etc. Na graduação a Etologia ou Comportamento Animal é oferecida como disciplina optativa nos cursos de Biologia, Psicologia, Zootecnia e Veterinária. Em nível de Pós-graduação pode ser oferecida nos Programas de Pós-graduação em Psicologia, Zootecnia, Veterinária e Biologia. A modalidade à distância (EAD), que supriria a demanda de lugares carentes destas áreas, infelizmente ainda não temos cursos registrados pelo MEC.

Abaixo divulgamos os grupos de pesquisas e laboratórios em etologia no Brasil. Para dar início à divulgação partimos do Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, utilizando as seguintes palavras-chave: Bioacústica, Cognição Animal, Comunicação Animal, Evolução do Comportamento, Psicologia Comparativa, Ecologia Comportamental, Neuroetologia, Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal. Os grupos foram incluídos no site associados aos termos da busca, o que indica que o referido termo estava presente na ‘identificação do grupo’, ou nas ‘linhas de pesquisa’ informadas pelo líder do grupo no Diretório de Grupos do CNPq. 

Para encontrar instituição de interesse recomendamos a busca pela agência CAPES, que regula a qualidade dos cursos de pós-graduação nos país. A lista apresentada pela SBEt pode não incluir todas as instituições e não pretende atender no reconhecimento da qualidade dos mesmos. Devido a quantidade, a Sociedade Brasileira de Etologia não ranqueia, e não indica um curso em detrimento a outro.

Para ter uma ideia sobre a área de etologia no Brasil, sugerimos que entre na guia EAE (Encontro Anual de Etologia) deste site (http://www.etologiabrasil. org.br/eae/) e verifique os livros resumos (Anais) dos Encontros que a sociedade organiza anualmente, desta forma é possível ter ideia da diversidade de atuação na área de Etologia, e melhor ainda, participe dos Encontros, os associados SBEt tem vantagens incríveis. Associe-se

Você faz pesquisas em comportamento e não encontrou seu Grupo em nosso site? Pedimos que nos envie (secretaria@etologiabrasil.org.br) os dados da sua instituição, nome do grupo, líder do grupo, grande área predominante, linhas de pesquisa (dentre as mencionadas acima) e endereço eletrônico para contato. Contamos com a colaboração dos usuários do site para atualizar e ampliar esses dados, a fim de criarmos um banco de informações úteis para estudantes em busca de oportunidades e pesquisadores em busca de possíveis colaborações, troca de experiências, intercâmbio de informações, etc. 

 

Grupos de Pesquisas: