ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

 

Etólogos Brasileiros em Destaque #15

 

 

Por Natália Albuquerque: 

Acabamos de publicar um novo artigo em que apresentamos dados fascinantes sobre a capacidade de leitura das emoções humanas pelos cães: eles são capazes de inferir o estado emocional de uma pessoa e utilizar essa informação para resolver problemas.

O nome do artigo é Dogs can infer implicit information from human emotional expressions, publicado na renomada revista científica Animal Cognition. Ele foi feito em colaboração de pesquisadores expoentes na área da Universidade de Lincoln, Reino Unido. O artigo é de livre acesso e pode ser encontrado aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s10071-021-01544-x

 

Eu, primeira autora, e a professora Briseida Resende, mentora da pesquisa, aqui copiada, ambas do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo., acreditamos que essas descobertas seriam de grande relevância e interesse para o público em geral e gostaríamos de saber se vocês teriam interesse em divulgá-lo. 

Em anexo, estou incluindo o press release e o vídeo de divulgação que preparamos. Além disso, estou anexando três vídeo clipes que mostram o experimento acontecendo (diferentes condições), algumas fotos relacionadas ao experimento e algumas fotos de cães caso vocês queiram incluir em possíveis matérias! Dados os devidos créditos, vocês têm nossa permissão para fazer uso de todo esse material amplamente. 

 

O portal Phys.Org divulgou nosso trabalho: https://phys.org/news/2021-09-dogs-human-emotions-subsequent-actions.html 

E ontem eu dei uma entrevista para a BBC sobre a pesquisa. 

Estamos felizes que o trabalho está sendo divulgado fora do país, mas gostaríamos muito que nossas descobertas pudessem chegar a guardiões e guardiãs de cães em todo o Brasil. 

 

Estamos aqui para conversarmos mais.
Um grande abraço,
Natalia



 

Veja aqui: Pitch

Veja aqui: Movie S1. Example of Neutral trial

Veja aqui: Movie S2. Example of Positive trial

Veja aqui: Movie S3. Example of Negative trial

Veja aqui: Imagem 10

Veja aqui: Imagem 09

Veja aqui: Imagem 08

Veja aqui: Imagem 07

Veja aqui: Imagem 06

Veja aqui: Imagem 05

Veja aqui: Imagem 04

Veja aqui: Imagem 03

Veja aqui: Imagem 02

Veja aqui: Imagem 01