ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

Etólogos Brasileiros em Destaque #18

 

Título do artigo: Environmental enrichment in fish aquaculture: A review of fundamental and practical aspects

Autores: Pablo Arechavala-Lopez, María J. Cabrera-Álvarez, Caroline Marques Maia e João Luis Saraiva (Fish Etho Group Association, Faro, Portugal)

Na aquicultura, é muito comum que o ambiente de cativeiro seja pobre e monótono para os peixes, não fornecendo assim uma estimulação adequada que atenda as necessidades fisiológicas, comportamentais e psicológicas naturais desses animais. Além disso, nas fazendas de produção, diversas operações e o próprio manejo podem ser muito estressantes para os peixes.

Nesse cenário, estratégias de Enriquecimento Ambiental (EE) são uma ferramenta importante para melhorar o bem-estar dos peixes fornecendo estímulos positivos adequados e reduzindo assim o estresse desses animais nessas condições.

Neste artigo de revisão, nós abordamos o impacto e as potenciais aplicações práticas de diferentes estratégias de EE estrutural, sensorial, ocupacional, social e alimentar para o bem-estar de diversas espécies de peixes de produção. Além disso, também propomos um esquema de tomada de decisão para auxiliar na implementação do EE na aquicultura considerando os desafios envolvidos.

Confira o artigo! https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/raq.12620

Veja aqui: Pitch