ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

Lançamento do livro 'Cognição e Comportamento de Cães: A Ciência do Nosso Melhor Amigo'

Será lançado no dia 18 de março o livro 'Cognição e Comportamento de Cães: A Ciência do Nosso Melhor Amigo', organizado pela Profa Dra Carine Savalli Redigolo e pela MSc. Natalia de Souza Albuquerque. A cerimônia de lançamento acontecerá no dia 18 de Março de 2017, das 16h às 20h, na Livraria da Vila (unidade Lorena), localizada na Alameda Lorena, Jardim Paulista, São Paulo, SP.

O livro reúne textos inéditos de 14 autores, nacionais e internacionais, das áreas de Psicologia, Biologia e Medicina Veterinária. Este traz ainda um texto em homenagem ao Prof. Dr. César Ades, um dos pioneiros da Etologia no Brasil, assinado por Angélica Sabadini (diretora da Biblioteca do IP-USP). Toda a obra contou com a assessoria de um Comitê Científico, formado por professores de diferentes Universidades brasileiras que atestaram a qualidade dos trabalhos ali reunidos.

A Profa Dra Carine Savalli Redigolo é docente do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto de Saúde e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo – UNFESP. Ela possui graduação, mestrado e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo e, a partir do ano de 2006, redirecionou suas pesquisas para a área Psicologia Experimental, com ênfase em Etologia, estudando a comunicação cão-ser humano. A doutoranda Natalia de Souza Albuquerque possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Comportamento Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente está realizando o curso de doutorado. O foco de seus trabalhos tem sido as relações entre humanos e animais não-humanos, com ênfase em cães domésticos. Recentemente Natalia e Carina, em colaboração com outros renomados estudiosos do comportamento canino, publicaram o artigo intitulado ‘Dogs recognize dog and human emotions’ (Albuquerque et al., 2016. Biol. Lett. 12: 20150883. http://dx.doi.org/10.1098/rsbl.2015.0883), que teve grande repercussão tanto no meio científico quanto na mídia, com notas relacionadas a ele em sites de divulgação científica do Brasil (http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento-animal/estudo-comprova-seu-cachorro-entende-o-que-voce-esta-sentindo/) e do exterior (http://www.sciencemag.org/news/2016/01/dogs-can-read-human-emotions?utm_source=newsfromscience&utm_medium=twitter&utm_campaign=dogemote-1891).