ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

Nota pública do Fórum das Sociedades da Área de Zoologia contra o corte de verbas para a Ciência e Tecnologia

O Fórum das Sociedades da Área de Zoologia vem, por meio desta nota, manifestar o seu repúdio e a sua preocupação acerca do corte de cerca de noventa por cento do orçamento para Ciência e Tecnologia (C&T) imposto pelo Ministério da Economia do Governo Federal, em 07 de outubro de 2021. Tal ato vai na contramão do que foi estabelecido na Lei Complementar n° 177/2021, publicada no Diário Oficial da União em 26 de março de 2021, que ironicamente diz “proteger o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) contra bloqueios de recursos por parte da administração pública”.

Os impactos negativos dessa ação sobre a ciência brasileira são estarrecedores e imensuráveis. Acompanhamos há anos o contingenciamento de recursos financeiros que atingem as duas principais agências federais de fomento (CNPq e CAPES), editais de auxílio à pesquisa, aos programas de mestrado, de doutorado e de jovens doutores. Esses seguidos cortes vêm desencadeando graves consequências para a produção científica e para a formação de profissionais qualificados que são imprescindíveis para o crescimento de uma sociedade autônoma e soberana, além de gerar a “fuga de cérebros” para outros países e desmotivar toda uma nova geração de pesquisadores.

A Ciência é desenvolvida em longo prazo e atende questões diversas, fundamentais para a construção de uma Nação. Em uma sociedade contemporânea os conhecimentos científicos são instrumentos que dão suporte ao desenvolvimento, ao crescimento econômico e à geração de emprego e renda, sendo as instituições de ensino e pesquisa as maiores produtoras deste conhecimento no País. Tais instituições contribuem com saberes e tecnologias de extrema relevância para a inovação em biotecnologia, produção de insumos, medicamentos, vacinas, energia e toda uma gama de produtos de C&T que garantem o bem estar ambiental e da sociedade brasileira.

O Brasil está atualmente entre os maiores produtores de C&T no mundo, com mais de 200 mil pesquisadores ativos, de excelente qualidade, vinculados a institutos, universidades e centros de pesquisa, públicos e privados.

Assim, pelo exposto, as sociedades listadas abaixo não podem se calar diante de uma visão tão equivocada em relação à Ciência que deixa claro que Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico não são ações prioritárias do governo, colocando em risco o futuro de nosso país e afetando de forma negativa nossa soberania e nossa imagem no cenário mundial.

18 de outubro de 2021.

Sociedade Brasileira de Zoologia
Associação Brasileira de Oceanografia
Sociedade Brasileira de Carcinologia
Sociedade Brasileira de Entomologia
Sociedade Brasileira de Etologia
Sociedade Brasileira Herpetologia
Sociedade Brasileira de Ictiologia
Sociedade Brasileira de Malacologia
Sociedade Brasileira de Mastozoologia
Sociedade Brasileira de Ornitologia
Sociedade Brasileira de Primatologia
Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios
Sociedade Brasileira para o estudo de Quirópteros
Sociedade Entomológica do Brasil

Veja aqui: Documento