ASSOCIE-SE
SAIBA MAIS
ÁREA DO ASSOCIADO
SAIBA MAIS

Sbet

Voltar para a Home
Atividades

VEJA MAIS »

SBEt COMUNICA

Líderes de grupos de pesquisa em Etologia Aplicada e Bem-estar Animal do Brasil elaboraram um manifesto tratando dos recentes (e polêmicos) acontecimentos com a exportação de bovinos vivos pelo porto de Santos, com destino a Turquia

 

O texto de autoria do Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, da Unesp de Jaboticabal-SP, foi assinado por outros 13 pesquisadores de Universidades brasileiras. Segundo o manifesto, a Comissão Técnica de Bem-Estar Animal (CTBEA) do MAPA, em nota técnica, 'contesta a denúncia de que os animais estavam submetidos a maus tratos, no entanto, não apresenta nenhuma informação sobre como foi feita a avaliação do bem-estar dos animais durante o transporte terrestre e o embarque e nem sobre as condições do ambiente dentro do navio NADA’. Os autores enfatizam a necessidade de se aprimorar as regulamentações brasileiras relacionadas ao bem-estar animal. Segundo eles, ‘o MAPA está devendo regulamentações claras e detalhadas sobre como tratar a questão do bem-estar dos animais de produção nos diferentes cenários (criação, transporte terrestre, transporte fluvial, transporte marítimo, abate, esporte, trabalho e etc.). Evidentemente, estas normatizações devem ser formuladas com base em evidências científicas, tal como recomendado por vários organismos internacionais, inclusive a OIE.

 

O documento foi encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aos cuidados do Sr. ministro Blairo Maggi.